terça-feira, 11 de maio de 2021

O que é estilo atemporal

Atemporal é o que é afetado pelo tempo. O estilo atemporal é assim, não faz uso de modismos datados, com prazo de validade, mas vou explicar bem detalhado aqui.


Nós estamos sempre comunicando alguma coisa, alguns coaches vão mais além dizendo que nós estamos sempre vendendo alguma coisa e eu acredito sim nisso. É muito comum ver pessoas ensinando como se vestir com as últimas tendências, como usar isso ou aquilo de acordo com a moda e é claro a pressão por adquirir mais e mais peças da última moda.


As tendências são basicamente o foco da moda que era consumida há alguns anos atrás, sem deixar espaço para estilos como o básico ou mesmo o atemporal, e sim, eles podem ser diferentes, nem todo atemporal é básico e vice versa.

Então vamos relembrar como a moda é inserida no mercado. Se você ainda não viu o vídeo sobre slow fashion, é só clicar AQUI.


As marcas costumam lançar várias coleções ao ano, ao mês e às vezes, dependendo da marca são coleções semanais. E por mais que você não queira ficar com um visual datado, é exatamente isso que acaba acontecendo, mesmo que por alguns meses, sabe porquê? Por que você investe em peças que são tendência, são passageiras, feitas para durar alguns meses.


Se você olhar suas fotos de anos atrás, é bem provável que vá ter vergonha do que usou na ocasião. Mas não estou aqui para deixar ninguém constrangida.


E eu digo isso porque ter um estilo atemporal é ter um estilo validado cujo prazo de validade não vai expirar nunca, a não ser que você queira. 

Os modismos têm o poder de marcar um tempo, ou uma época em que fazíamos uso de algumas peças que em sua grande maioria só fazia sentido usar naquele determinado momento, é só lembrar de como todo mundo criticava a moda dos anos 80 e agora todo mundo usa uma calça cintura alta com pernas largas.






Mas isso não quer dizer que NUNCA mais você vai poder usar peças da moda, ou aquela cor maravilhosa que você se sente bonitona. O fato é que há inúmeras possibilidades na hora de planejar o seu estilo atemporal e montar o seu guarda-roupa inteligente. Eu falo isso para que você não confunda o estilo atemporal com o estilo básico, clássico, tradicional ou mesmo o normcore.

São estilos bem diferentes, mas ao mesmo tempo você pode usar peças, estampas e cores de cada um deles.

O básico é um estilo desprovido de muitos acessórios, combinações gritantes e diferentonas, mas se você curte uma camiseta branca básica, isso é o seu estilo atemporal. Ou mesmo uma estampa listradinha super clássica ou uma calça com corte tradicional podem ser o seu atemporal.


Mas se você é alguém que curte estampas animal print e sempre usa, no sapato, na bolsa, na camisa, no vestido, esse também pode ser uma parte do seu estilo atemporal.





Se o atemporal é algo que não se vai com o tempo, as peças que você curte e usa sempre podem estar ou não na moda, certo?


Por isso eu que curto muito um estilo mais minimalista, consigo usar cores, afinal eu tenho um casaco de frio na cor rosa. A modelagem é super vintage e o tecido também. Eu também consigo incluir no meu estilo, algumas estampas como o poá, o listrado e o xadrez, são padronagens clássicas, mas que eu gosto muito e uso bastante.






O que eu proponho no Meu Atemporal é que você faça um detox de tudo aquilo que não é essencial para você. Peças e acessórios que você usa só porque está na moda, ou alguém disse que ficava bem em você, ou simplesmente por achar que só assim você vai passar a imagem de uma pessoa que entende de moda e não é careta.


Existem alguns benefícios ao aderir a um estilo atemporal, quer ver?


MENOS DESCARTE:

A moda é uma das indústrias que mais polui, consegue imaginar a quantidade de peças que são descartadas todos os dias? Isso tem um impacto terrível no meio ambiente. Mesmo comprando no brechó e descartando novamente 3 meses depois você contribui mandando mais peças para lixões mundo afora.


Comprar de forma consciente ainda é uma ótima solução e quando se tem um estilo atemporal você consegue diminuir o descarte desenfreado e entender melhor o seu estilo e momento de vida. E isso nos leva a outro benefício.



ECONOMIA DE DINHEIRO:

Não importa se você é uma mulher rica ou não, ninguém gosta de jogar dinheiro fora né. Então porque você compra tanta roupa de tantos estilos diferentes e acaba não usando nem metade dessas peças? Já parou para pensar nisso?


Muitas vezes a correria do dia a dia não nos permite ter uma visão clara de cada passo que damos, às vezes uma ida ao shopping com uma amiga pode custar algumas peças encostadas no futuro. 

Quando se tem um estilo atemporal é muito mais difícil cair nessas armadilhas. Você sabe exatamente o que te agrada e o que você vai usar por anos. Investir em peças de qualidade também vai te ajudar a economizar um bom dinheiro e com isso usufruir de outras coisas que te dão prazer.




LIBERDADE E ORIGINALIDADE:


Eu sei que muitas mulheres acham que ter liberdade de estilo é se vestir com tudo o que gosta e aí colecionam peças com etiqueta no armário.


Liberdade é saber o que você gosta, saber quais peças ficam bem no teu corpo, conhecer suas referências e tirar proveito disso. É saber também usar as tendências a seu favor e não ser vítima de modismos.


A originalidade é não ter que usar tudo o que está nas lojas para ficar na moda, é ter um estilo próprio com peças essenciais, sem se preocupar com o que está ou não na moda.


Durante muito tempo eu fui escrava das tendências, cada Vogue que eu comprava ficava tentando decifrar qual tendência se confirmaria nas lojas de departamento. Isso te aprisiona e você acaba esquecendo do seu gosto pessoal, do estilo de calça que você usa, mesmo quando não tem ninguém usando.


Então sempre que pensar em estilo atemporal pense sempre nas suas referências de beleza, moda, mulher, cabelo, maquiagem. Isso vai te dar ampla vantagem de pessoas que enchem o guarda-roupa de peças que nunca vão usar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...