segunda-feira, 26 de abril de 2021

Minimalismo na moda

Você sabia que o minimalismo tem várias faces? Hoje eu vou te mostrar quais são as mais importantes que você deve ficar atenta. Bora?


Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar no minimalismo. O que você não sabe é que existem algumas versões do minimalismo. Mas vamos voltar lá onde tudo começou.


O Minimalismo começou como uma estética da arte no século passado na década de 1950. Para realizar suas obras, um grupo de artistas começou a buscar elementos visuais mais limpos com um pequeno número de cores e formas. As formas eram puras, simétricas e geométricas. Basicamente o que vamos ver sobre a estética minimalista.



Você se enganou achando que o minimalismo é uma modinha que artistas e pessoas desapegadas seguem. É algo que surgiu há muito tempo e vem ganhando força na arte, design, moda, finanças, estilo de vida, enfim… há muito o que falar sobre o minimalismo.


Eu nunca tinha visto esse termo, e eu não sabia o que era o minimalismo, mas eu simpatizava com a ideia de se usar o que se tem, de comprar o que iria usar, usar o meu dinheiro em coisas que realmente valessem a pena. E mesmo no design das minhas roupas, era muito difícil eu comprar alguma peça sem utilidade.


Mas… eu me perdi nesse meio tempo e quando eu estava na faculdade de moda, as coisas realmente mudaram na minha vida. Eu achava errado e me culpava por não ter tantas roupas quanto minhas amigas, eu achava que por estudar moda e ser uma aspirante a estilista (o que eu queria ser na época) eu tinha o dever, a obrigação de ter um closet cheio de peças da última moda, do último desfile de moda.


E durante um tempo eu comprei roupas estampadas, com babados, cores fortes, shapes duvidosos e era um parto me vestir. Nada combinava com nada, por um motivo óbvio que eu não via, infelizmente… aquele estilo, aquelas roupas não tinham nada a ver comigo, com o meu estilo de vida, com o meu gosto pessoal.


Mas eu sempre achava que estava errada e que a culpa era minha, então eu me forçava a comprar roupas iguais às que minhas amigas compravam. Era decepção atrás de decepção, dinheiro jogado fora e roupas com etiquetas que iam direto para doação. Eu abri uma loja depois de me formar e as coisas continuaram do mesmo jeito. Eu achava que precisava ter mais roupas, um armário grande, cheio de tendências que, na época, a Vogue ditava.


Mais uma frustração…


Nem preciso falar que isso durou muito tempo até eu entender que eu tinha essa pegada minimalista, essencialista. Foi então que eu destralhei as peças que não tinham o meu estilo e fui ser feliz com o meu armário atemporal, livre de tudo aquilo que não me fazia ser eu mesma. Coisa doida, eu sei, mas era assim que eu me sentia. Eu entendi também o impacto de comprar tantas peças no meio ambiente, a questão do descarte rápido, das fast fashion…


Por isso, hoje eu vou falar de DUAS vertentes do minimalismo na moda para que você consiga entender o minimalismo sem regras impostas, ditadas por uma pessoa.



LIFESTYLE


Como a maioria conhece, ter o lifestyle minimalista inclui ter um guarda-roupa menor, com mais atenção às marcas que produzem o que você vai usar, optar pelo sustentável e usar suas peças sem prazo de validade, por mais de 6 meses, por exemplo.


As mulheres que adotam esse lifestyle estão sempre ligadas no tipo de tecido que estão comprando, não veem problemas em comprar uma peça mais cara, pois a intenção ali não é comprar 5 blusas por R$ 100, mas em saber UMA boa blusa pode valer R$100 e durar por muito tempo.


A quantidade não importa tanto quanto a qualidade das peças, corte, tecido, costura. Mas se o tecido depois de lavado vai encher de bolinhas, se a gola vai esgarçar. Reduzir descartes é muito importante para esse estilo de vida.






A ideia aqui também é saber e entender também o processo de produção da marca, se existe trabalho escravo, se as costureiras têm condições dignas de trabalho. Tudo isso influencia sim na decisão de compra da mulher que carrega esse lifestyle minimalista.


DESIGN


Sabe aquele básico que é uma mistura de tudo o que é chic, elegante, moderno? O design minimalista tende a ser atemporal, preza por peças clássicas que não saem de moda com 6 meses de uso.


A estética minimalista não precisa estar necessariamente ligada ao lifestyle, a mulher pode optar por se vestir com linhas retas e cores mais sóbrias e ainda sim ter um armário cheio de peças de lojas fast fashion como a Zara, por exemplo.


As roupas minimalistas têm como características principais linhas retas, cores mais sóbrias, poucas estampas, estampas monocromáticas, assim como os looks e design limpo. Assim como as roupas, os acessórios também mantêm as mesmas características.








Quando você pensar em iniciar o seu armário e estilo minimalista, lembre-se primeiramente desses dois fatores como ponto de partida, lembrando sempre que para construir esse estilo você deve entender o porquê, qual é a sua intenção em adotar um armário minimalista. É pela estética ou por conta de um lifestyle?


É muito importante entender esses porquês para que no final você não fique frustrada com seu estilo e guarda-roupa.

Pesquise, veja vídeos, inspirações e pense sempre no seu estilo de vida. Assim tudo vai fluir.


Não esqueça de se inspirar nas minhas pastas sobre moda minimalista no Pinterest.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...