sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Com que roupa eu vou: O que usar em uma entrevista de emprego

Depois de muita procura, currículos enviados, finalmente chegou a hora de enfrentar o processo seletivo. No início da minha carreira eu passei por alguns processos seletivos e mesmo naquela época eu já me espantava com as roupas escolhidas para essas entrevistas.

Eu só conseguia pensar, "nossa, isso porque a vaga é para profissionais da área de moda". Muitas meninas com roupas super formais com blazer e scarpin, muitas ostentando marcas de luxo nas bolsas e acessórios. O que essas meninas não entendiam é que no dia a dia as coisa são bem diferentes. Trabalhar com costureiras, modelistas, tratar com fornecedores, isso exige um dress code que pode te ajudar, ou te atrapalhar muito.

Em um primeiro momento é necessário conhecer os valores da empresa, no que eles buscam, buscar mesmo no Linkedin funcionários e quem poderá ser sua futura chefe. Hoje as informações estão mais fáceis e você pode entender melhor sobre a empresa que você está buscando, mesmo porque a roupa diz muito sobre você.

Pensa comigo, se você vai até uma startup e se veste de maneira super formal para um cargo de analista, isso demonstra que você não sabe como funciona esse mercado, certo? Por isso é tão importante que a sua primeira impressão seja ótima.

Você também deve estar atenta à posição que está almejando, não adianta se vestir como a diretora da empresa se o seu cargo é para um estágio. E isso também pode acontecer da forma contrária. Muitas podem pensar que só por ser uma empresa da modinha que pode visitar um possível investidor de calça jeans rasgada, camiseta e tênis no pé. 

Cargo e empresa devem sempre andar juntos na hora da entrevista. Você também será avaliada por isso. Então vamos lá.


Para empresas grandes, multinacionais, o ideal é que use tons mais sóbrios e peças mais tradicionais, mas isso não quer dizer que você deixe sua personalidade de lado.













Para empresas que têm o perfil mais informal, vale usar jeans (opte pelos tons mais escuros livres de muita informação), camisetas (evite estampas infantilizadas) e o que eu acho mais assertivo, misturar uma peça formal com outra informal. Assim você equilibra o look e não fica com cara de que não sabia o dress code do lugar que você pretende trabalhar em breve.












E como sempre, não esqueçam de que a primeira impressão fica, mas para sustentar a sua vaga é preciso inteligência e competência no que você se propõe a fazer.





Para saber mais sobre moda, estilo e imagem não deixe de me seguir no PINTERESTINSTAGRAM YOUTUBE.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...