segunda-feira, 30 de agosto de 2021

É possível ser estilosa gastando pouco?

Talvez essa seja uma das maiores dúvidas das mulheres que estão buscando um estilo pra chamar de seu, eu diria que nem é uma dúvida, mas um agente limitador. E o pior, eu nem sei porque as mulheres continuam acreditando nisso.

Vamos voltar um pouquinho no tempo? No início do século XX não existia essa história de produção em escala industrial para roupas, ou seja, essa ideia de ir até uma loja e comprar uma roupa prontinha na sua numeração 40, simplesmente não existia.

As chamadas modistas é que faziam as roupas da elite da época, já que as mulheres que não tinham como pagar pelos vestidos exuberantes, de tecido importado e modelagem "copiada" das revistas parisienses, tinham de fazer as suas próprias roupas.

Somente lá por volta da década de 1940, 1950 é que o ready to wear, ou traduzido para o português, pronto para usar começou a se tornar uma realidade. Então as roupas e acessórios começaram a ser produzidos em escala industrial. Com isso os tamanhos foram padronizados, assim como as modelagens. A qualidade também começava a cair, já que os tecidos e acabamentos eram feitos pelas máquinas.

E eu estou falando tudo isso para você entender que hoje as coisas mudaram. Se antes as mulheres viviam em uma moda muito mais rígida, cercada pelas tendências que eram ditadas pelas grandes maisons de Paris, hoje vemos as ruas ditando moda. O que tornou muito mais fácil se vestir bem, ter um estilo próprio sem gastar rios de dinheiro com tecido importado, e modelagens parisienses.

Mas aí vem a grande questão, porque ainda as mulheres acham que esse é um motivo válido para se vestir bem? Eu conheço algumas mulheres que são ricas, algumas milionárias e se vestem pior que a recepcionista (que usa uniforme) do prédio de onde trabalham. O dinheiro te permite escolher muitas coisas bacanas, ter roupas de qualidade, sapatos e bolsas de marcas bem famosas, mas se você não sabe como usar isso tudo não vai adiantar nada.

Pois bem, então agora eu vou te mostrar como você vai escolher suas roupas sem gastar muito.


Peças-chave

A escolha das suas peças-chave vai te ajudar a sempre comprar as peças certas, com as cores que vão coordenar com as roupas que você já tem. Por isso essa é uma etapa muito importante para quem não tem rios de dinheiro para gastar com um monte de roupas que não vão fazer sentido depois de usar uma única vez.

Não vá atrás de listas prontas de outras mulheres, repare nas peças que mais funcionam no seu dia a dia, que te deixam mais bonita e com a autoestima elevada.


Qualidade

Quando o orçamento para comprar roupas é mais reduzido o ideal é sempre prezar por peças de qualidade. Lembre-se sempre que qualidade não tem nada a ver com etiquetas de marcas famosas ou com o valor elevado das roupas.

Para identificar as peças de qualidade comece reparando nos detalhes que fazem uma grande diferença, botões, costura e caimento são muito importantes quando for comprar alguma peça.

Em relação aos sapatos, prefira sempre os confortáveis, pode ter um salto bem alto, mas ele não pode de jeito algum machucar o seu pé.


Fast fashion

O céu e o inferno de comprar em fast fashion, preste bastante atenção nas peças. Algumas têm baixa qualidade e não vão durar durar nem um ano, então prestem atenção na qualidade e na possível durabilidade.

Prefira as peças que são mais atemporais, que não têm prazo de validade ou são tendências, os tecidos tendem a ser melhores e as costuras mais firmes como as camisarias e peças de alfaiataria, blazers e casacos também são bem vindos.


Brechós

Se você ainda tem algum preconceito com brechós, está perdendo seu tempo e o seu dinheiro também. Tem peças incríveis em brechós, você só precisa entender qual é o brechó que tem mais o seu estilo de vida. Tem os que só têm roupa vintage, os de modinha, os que têm marcas famosas.

Peças legais para comprar em brechós: blazer, calça de alfaiataria, casacos de inverno, jeans, estampas antigas.


Quantidade

Deixe de lado aquele mito de que é preciso ter um armário cheio para ser uma mulher bem vestida, isso é coisa ultrapassada. Armário bom é aquele que você usa tudo o que tem lá. Não deixa a roupa mofar, não esquece aquela blusinha linda que você comprou mas acabou afundada embaixo de um montão de outras peças.

O guarda-roupa ideal é aquele que é versátil e que você consegue tirar o máximo de potencial dele. Lembre-se sempre que a qualidade vem antes da quantidade, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...