quinta-feira, 10 de junho de 2021

Não existe peça que nunca sai de moda ( e eu posso provar)

 Eu sempre gostei de moda e de como as pessoas usavam as suas roupas, determinado acessório, como combinavam as cores. Passei a entender melhor essas questões na faculdade de moda, porque as pessoas usavam sempre as mesmas tendências, como essas tendências nasciam, cresciam e morriam.

Nem sempre nós consumimos moda do jeito que fazemos hoje, e eu já falei em alguns vídeos no YouTube a respeito disso. No século passado, as décadas eram bem demarcadas quando falamos das tendências e modismos, sabemos que nos anos 50 as mulheres usavam saias bem rodadas e a cintura era bem marcada, nos anos 70 temos o movimento hippie, anos 80 com o auge do maximalismo, maquiagem, cabelo e ombreiras gigantes... poderia falar por horas disso, mas a verdade é que hoje essas marcações são mais espaçadas e não muito delimitadas.

Temos várias tendências acontecendo ao mesmo tempo e em um curto espaço de tempo. Hoje é possível escolher qual dessas tendências você irá aderir, antes era mais difícil, praticamente todo mundo usava os mesmos modelos da época.

Por definição do dicionário...

substantivo feminino
  1. 1.
    conjunto de opiniões, gostos, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos.

Sendo assim, com esses modismos indo e vindo, como afirmar que uma peça nunca sai de moda. Eu ouço sempre falar em "peças que NUNCA" saem de moda. A verdade é que qualquer peça pode estar fora de moda, há modelos que são repaginados para o uso. Vou listar algumas dessas peças que muita gente diz não sair de moda.


Mom jeans



Blazer oversized





Jaqueta jeans




Calça Skinny



Eu coloquei de propósito essas imagens da moda atual para fazer uma reflexão, quando temos uma tendência nova é natural imaginar que jamais vamos abandoná-la. Quando a calça skinny apareceu, ninguém se imaginava usando outro tipo de calça. Até que a mom jeans chegou chegando.

Faça um exercício rápido e comece a pensar em todas as tendências que você amou no início e acabou perdendo a graça no caminho. Melhor, pegue suas fotos de 5, 10 anos atrás. As tendências que eram usadas antes, hoje estão em desuso. 

Nos anos 2000, usamos calças com o cós baixíssimo, mostrando o umbigo, era moda também ter piercing no umbigo. Há quanto tempo essa calça não é tendência? Hoje, as calças têm o cós mais alto com a boca e pernas mais largas como a mom jeans e a wid leg. 





Os terninhos faziam muito sucesso com as "power-woman", mas há quanto tempo você não vê esse look sendo usado nos últimos 10 anos. Esse colete, foi vendido nas fast fashion nas últimas temporadas?


Anos 80
 


Durante algumas décadas a jaqueta jeans foi banida das marcas e do guarda-roupa também, mas hoje essas jaquetas voltaram com tudo. Percebe?

Por essa razão é que não há essa história de peças que nunca saem de moda. Existem peças que são atemporais, mas passam por mudanças na modelagem, por exemplo.

Já o estilo atemporal é formado por peças atuais (estampas e modelagens também) que atravessam o tempo, duram mais que uma estação. Quando eu digo que tenho casacos com 10 anos de uso, significa que deu match modelagem, modelo e cor. Ou seja, uma peça que tem todos os atributos que eu gosto para usar além do tempo que uma tendência dura. Mas isso não quer dizer que para ter um estilo atemporal eu precise ficar com um guarda-roupa datado, fora de moda. A ideia aqui é ter peças que tenham a ver com o seu estilo pessoal e não com modismos da época.

Então fique atenta com essa ideia de ter de comprar todas as peças que nunca saem de moda e lembrem-se sempre de Coco Chanel, "a moda passa, o estilo permanece". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...