segunda-feira, 21 de junho de 2021

3 motivos para ter um estilo atemporal

Vivemos em uma era em que tudo é passageiro, tudo acontece muito rápido. E eu digo isso nas relações pessoais, no consumo de aparelhos tecnológicos, entre outras coisas. Tudo está na moda e não está mais. 

O mercado de moda mudou muito do século passado para cá. As marcas estão produzindo cada vez mais e os clientes consumindo cada vez mais. Nesse meio tempo é comum ter uma perda de identidade, de estilo. Muitas seguidoras pedem para que eu as ajude a descobrir o seu estilo pessoal, ou pedem dicas do que combinar com a nova saia que compraram, por exemplo.

Não tem nada de errado com isso, a não ser o que elas ainda não entenderam, perderam a sua identidade, a sua originalidade no meio do caminho.

As fast fashions despejam tendências novas a cada semana em seus pontos de venda e as consumidores ávidas correm para comprar e não ficar de fora da nova onda, mesmo sabendo que na próxima semana haverá uma nova tendência, um tecido diferente ou um modelo vintage que reformularam e agora virou "desejo" ou "must have".

Quando você se entrega a usar somente o que está na última moda, acaba por perder um pouquinho a sua identidade e o seu estilo pessoal é substituído pelas tendências que algum criador de moda achou que todo mundo deveria usar nesse momento.

É muito comum ver mulheres perdidas em um armário cheio de roupas e sapatos, mas que não conseguem coordenar um look incrível que exteriorize sua essência. Isso é bem triste. Nossa imagem e autoimagem devem estar alinhadas e devemos ser livres para usarmos o que quisermos, sem imposição de ninguém.

A ideia de ter um estilo atemporal é ter um estilo sem prazo de validade ou regido por algum criador ou influenciadora. Ter um estilo atemporal é ter liberdade para usar a roupa que quiser, é estar bem vestida com o seu estilo pessoal, sua essência.

Por isso eu vou falar sobre 3 motivos que eu considero essenciais para ter um estilo atemporal.


Poder ser quem você é




Parece bobagem, mas quando você "rouba" o estilo de uma celebridade ou uma amiga sua, na verdade você está deixando de lado a sua própria identidade, deixando de ser quem você é. Não é verdade que somos julgadas sem ao menos abrirmos a boca para falar?

Quando você usa um estilo que não é o seu, na verdade você está comunicando que você não é você e sim outra pessoa. Você acaba se vestindo de um personagem.
Ter um estilo atemporal implica em estar sempre bem vestida para qualquer ocasião, do seu dia a dia a festa de casamento, pois você sabe o que fica bem em você e pronto!

Quer um exemplo prático? Eu não vou à festas de casamentos com vestidos longos cheio de brilhos, rendas e miçangas, nada disso faz parte do meu estilo pessoal. Eu gosto de conforto, de peças com cortes geométricos, preferencialmente na cor preta. Então eu procuro por uma peça que tenha essas características, assim eu me sinto bonita e bem vestida para qualquer ocasião.




Sustentabilidade




Eu sei que existe uma onda sustentável que está na moda, mas ter um estilo atemporal vai te fazer mais sustentável do que aquela sua amiga que compra no brechó toda semana e faz doações mensais por não caber mais nada no guarda-roupa. 
Quando você se conhece e sabe quais peças se encaixam no seu estilo, o número de peças erradas diminui, acaba, já que você agora compra de forma assertiva, usa tudo o que compra e descarta menos peças no meio ambiente.
O estilo atemporal também permite que você escolha os melhores tecidos e logo, as peças acabam durando mais, novamente, descartando menos.



Economia

Não sei você, mas eu gosto de investir o meu rico dinheirinho em coisas que vão me dar retorno, curto, médio ou longo prazo. Não gosto nada de perder dinheiro com besteiras, muito menos com roupas que eu nunca vou usar.

Quando eu criei esse método e construí o meu estilo atemporal, comecei a eliminar a culpa de fazer compras bem erradas e passei a fazer uma economia absurda. Ai invés de investir centenas de reais em peças da moda e algumas não duravam 3 meses, eu comecei a comprar roupas que tinham a minha essência e os elementos principais que me fariam usar essas peças por muito mais tempo.

Investir em qualidade ao invés de quantidade fará com que você comece a fazer economia e aplicar o seu dinheiro em coisas e experiências que te traga prazer, não culpa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...