domingo, 6 de setembro de 2020

Como ter um armário funcional que não seja sem graça

Essa é uma verdadeira incógnita quando o assunto é ter estilo e um armário funcional, mas que acima de tudo ele não seja sem graça.

Eu sempre falo nos meus vídeos da importância de ter um armário inteligente e quanto esse tipo de armário funciona a ponto de você conseguir usar todas as peças que você tem no seu armário. Parece mentira mas dá sim pra ter um armário super funcional e ainda sim ser super estiloso.


Primeiro que o estilo deve sempre partir de você, no final de julho eu fiz uma pesquisa com algumas mulheres que me seguem e algumas delas responderam que gostariam que eu dissesse qual o estilo que elas tinham. Não é uma questão muito difícil se você julgar essa pessoa por UM look que ela esteja usando. Para descobrir seu estilo é extremamente necessário ter autoconhecimento, sem se conhecer você não chegará a lugar algum.

Isso porque simplesmente não podemos nos apegar aos sete estilos universais para definir de forma rápida e simplista que tipo de estilo você tem. Eu sempre digo que os sete estilos universais servem como um GPS para te levar ao seu próprio estilo. E estilo tem a ver com identidade, personalidade e gosto pessoal. Se o seu estilo, ou a busca por ele, não partir da aí, algo vai dar errado lá no final.


E o erro é você descobrir que gosta de muitas coisas, segue muitas tendências, tem uma infinidade de pastas de inspiração no Pinterest, mas na verdade não consegue encaixar tudo o que você gosta no seu estilo. Faz sentido para você? Nem vou falar que o armário também deve estar cheio de peças com etiqueta, porque é impossível usar tudo quando se tem inúmeros estilos diferentes.

O guarda-roupa inteligente vai te guiar para um estilo assertivo e que tenha tudo a ver com a sua personalidade. É a partir daí que você começa a entender o que você gosta de verdade e o que vai funcionar no seu dia a dia.

Eu já falei em um post aqui no blog sobre as peças que a gente gosta e não fazem parte do nosso estilo, essa com certeza é uma das armadilhas que as mulheres mais caem quando estão buscando definir seu estilo.

Provavelmente eu já contei essa história aqui, vou repetir apenas para ilustrar que muitas vezes a sua percepção de estilo pode estar longe do que realmente é.

Quando eu estava em transição de carreira, tinha fechado a minha loja há uns 2 anos e tinha começado a trabalhar em uma agência de publicidade eu queria retomar a minha produção, só que desta vez, online, porque eu sei costurar e modelar um pouquinho, e resolvi fazer uma pesquisa para tentar entender o estilo das mulheres que eu acompanhava e entender a percepção delas em relação à moda.

Como eu sou bem meticulosa, ao fazer as perguntas de estilo, coloquei em múltipla escolha: básica, boho, moderna, romântica, e coloquei também imagens de referências para a fácil identificação do estilo. Para a minha surpresa, mais de 70% dessas mulheres responderam que era básicas.

Eu quase caí para trás, foi realmente um choque. Por essas moças acharem que precisavam de um estilo porque não tinham nenhum ou simplesmente porque não gostavam do que viam no espelho, elas se auto intitularam: básicas.

E aí você pensar que uma mulher básica é aquela que não consome moda, só anda de calça jeans e blusinha, dá um certo medo de dizer que mulher básica também tem estilo, assim como qualquer outro estilo que existir. A diferença é que a mulher básica vai pecar pela omissão, nunca pelo excesso. Pode faltar um acessório, uma cor, uma modelagem diferente, até mesmo um pouco de tendência, mas você jamais irá vê-la usando acessórios incoerentes ou tendo problemas de modelagem por causa da calça diferentona que escolheu.


E se você está procurando por um guarda-roupa inteligente, funcional que não seja sem graça, primeiro vai precisar desconstruir tudo aquilo que você entende por estilo básico.

Por que eu vou falar exatamente de como usar esse estilo a seu favor, como adicionar pitadas de estilo, tendências sem necessariamente ter que comprar tudo para depois não usar nada.

O que eu usei e ainda uso é o básico funcional, que consiste em ter a BASE do armário somente com peças básicas e ir adicionando aos poucos informação de moda. Esse é o grande truque e eu já mostrei isso naquele vídeo em que eu monto mais de 10 looks usando calça jeans e regata de malha branca.


Esse tipo de guarda-roupa faz milagres e é exatamente dessa forma que você vai adicionando as tendências e informações de moda. Mas esse armário só será funcional de verdade se você escolher as peças corretas, as peças que você realmente gosta e vai usar no seu dia a dia.


Eu não gosto da ideia de ter roupas para alguns eventos especiais, tirando casamento, festas de formatura, batizados, claro. Mas não sou de guardar uma peça de roupa para uma ocasião especial. Essa ocasião é hoje. Por isso muitas de vocês nunca estão bem vestidas, porque estão guardando aquela blusa maravilhosa que você comprou para quando surgir uma ocasião especial. Isso é loucura gente.

Por isso eu sempre bato na tecla do dia a dia e do seu estilo de vida. Mas Marcela, quais são as peças que eu devo ter do estilo básico funcional? Aquelas que você vai usar, e como você vai descobrir isso? Usando, simples assim. E o que não usar, desapega sem medo.

Existe uma técnica de desapego que ajuda muitas mulheres que consiste em tirar do armário as peças que você não usa há muito tempo, de 6 meses pra cima e encaixotar. Dessa forma você não sofre tanto achando que poderia usar essa roupa. Se você não for buscar nada nesta caixa, se não sentiu falta de nada, nem precisa abrir para conferir novamente, é hora de realmente deixar ir, deixar a energia fluir para que o novo venha da forma correta. Sem espremer nenhuma roupa no seu armário, ok?

Então, aqui está UMA de várias possibilidades de iniciar um armário funcional através do estilo básico funcional.

Contei 47 peças, isso não quer dizer que você tenha que ter exatamente esse número, esse modelo de guarda-roupa inteligente é uma inspiração, uma direção para que você consiga iniciar sozinha um armário que tenha a sua cara, a sua personalidade.

Note que este guarda-roupa tem cores que vão além do branco, preto e cinza, por isso que eu digo que dá sim para inserir cores no guarda-roupa inteligente, se você gosta de laranja, use laranja, como esse casaquinho de tricot deste armário.

Eu relutei muito em fazer esse post por medo de vocês copiarem porque assim é mais fácil, eu quero muito que vocês pensem com autonomia e montem o próprio guarda-roupa inteligente, ok?



Viu só como esse guarda-roupa é super conciso, e muito funcional? Não precisa ter inúmeras peças só para fazer volume no guarda-roupa ou para falar que tem um armário cheio.

Eu vou te mostrar agora alguns looks possíveis com algumas peças desse armário inteligente. Você também vai notar a diferença de estilos que dá para ter como a mesma base de guarda-roupa inteligente. Assim eu também desmistifico a ideia de que armário inteligente é só para quem tem o estilo básico.

A ideia é simples... Gosta de estampas? Use as que você mais curte. Se você é do time das moças que ama um vestidão super estampado no verão, porque não usar? Use, use muito, sabendo combinar as suas peças, tendo o seu estilo e mostrando a sua personalidade, está liberado.


É só isso que você precisa para de fato iniciar um armário funcional que tenha graça, que seja atrativo, que deixe bonita, super estilosa. Não faz sentido algum copiar um armário cápsula de alguém que você nem conhece, não sabe os gostos dessa pessoa, nem tem o mesmo estilo de vida, né?


Entendeu agora o que é o tal básico funcional que eu tanto falo e tanto uso no meu dia a dia?


As roupas básicas funcionais nada mais são do que as suas peças-chaves, aquelas que você mais usa, quase que como um uniforme. Por exemplo, eu uso muita calça jeans no inverno, então eu preciso ter peças que combinem com essas calças, assim como camisas, tricots, botas, tênis, oxford.


Que tal começar a colocar em prática tudo o que aprendeu aqui?


Não deixe também de fazer parte do meu grupo no Telegram é só clicar aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...