segunda-feira, 13 de julho de 2020

Por que o estilo das francesas é tão cobiçado?



Todo mundo quer ter bom gosto e se vestir bem com estilo próprio, além de fazer looks como uma fashionista em semana de moda. A real é que nem tudo são flores.



Há muito tempo atrás, eu fiz uma pesquisa sobre estilo pessoal, eu queria entender como as mulheres se viam a partir do seu estilo. No questionário eu coloquei alguns estilos como boho, fashion, básico, romântico. E para a minha maior surpresa, 90% do questionário, as mulheres responderam BÁSICO.



Eu fiquei perplexa, porque eu realmente achava que elas escolheriam algo mais próximo do fashion, mas elas se viam básicas.

E sim, a maioria delas estava interessada em mudar de estilo, ou pelo menos a forma como se vestiam. Hoje eu tenho uma visão mais abrangente e vejo como um equívoco, você pode sim ser básica e ainda sim ter estilo.



Tanto isso é verdade como a grande maioria das brasileiras invejam o estilo das francesas. Mas afinal, o que esse estilo tem de tão especial? A resposta é rápida e direta, a simplicidade, ou seja, o estilo delas é o básico.

As francesas sabem construir um estilo básico como ninguém, e é exatamente nesta simplicidade que muita gente se pega pensando como é que elas fazem para serem tão estilosas e tão cobiçadas.



O conjunto de simplicidade das francesas é que compõe esse visual tão copiado no mundo inteiro. A boina, a franja e o jeans são apenas alguns aspectos que complementam o look estiloso de cada uma delas.



Mas eu também posso te garantir que esse lance das francesas é antigo, aliás, muito antigo. A moda praticamente nasceu nas França, mesmo na metade do século XX, as revistas de moldes e costuras, copiavam tudo o que era tendência em Paris, de forma descarada mesmo, sem se preocupar com autoria das grandes maisons.

Ou seja, todo mundo queria ter esse estilo europeu-parisiense, e sim todas copiaram esse estilo.



O mundo girou, o tempo passou e hoje em dia ainda há essa fantasia de se vestir como uma mulher francesa.




Vamos desmistificar isso tudo?



O estilo francês nada mais é do que a junção de elementos básicos com pitadas de moda. Faz sentido? É usar o que se tem no guarda-roupa de formas diferentes do que normalmente a maioria das pessoas usa.



Agora vou detalhar um pouco mais o que expliquei acima com os looks das mulheres francesas:





Um look super simples com cores neutras como o bege, mas reparem nos detalhes.



A clássica boina aqui não é preta e o vermelho é quem dá aquele up no look dela. O contraste do vermelho com os tons neutros também é uma ótima pedida para sair do simples e acrescentar cores no visual. De forma elegante e atrativa, sem parecer que está querendo usar cores desesperadamente.



Outro ponto que é quase imperceptível é o relógio que é pequeno e parece ser vintage e a bolsa de alça na cor caramelo escuro que deixa tudo combinando, sem ser ultrapassado.



Não vamos esquecer da peça de alfaiataria, a calça que tem uma estampa que não grita com o resto do look, é sutil e casa perfeitamente bem com o resto das peças. Notem que a modelagem é fit, mas não está justa ao corpo.





Esta parisiense poderia ser de qualquer lugar do mundo, exceto pelo uso icônico do chapéu que mudou todo o conceito do look, aliás ,o uso de chapéu é muito comum em Paris, as pessoas já estão acostumadas e usar, e não causa estranheza como aqui no Brasil.

E podem apostar que todo o charme deste look parte deste chapéu que ela usa de uma forma maravilhosa.





Esse look é um dos meus preferidos, pela simplicidade e casualidade que as francesas sabem tão bem como usar a seu favor.

O duo básico, calça jeans e camiseta foi revisitado de uma forma super casual e coroada pelo casaco preto mais estruturado. Assim como a maxi bolsa (carregada à mão) e claro, mais uma vez, o uso da boina. Desta vez na versão preta, mas sem o modelo clássico o primeiro look que acabamos de ver.




Como eu disse antes o estilo parisiense mora nos detalhes, observem a modelagem da blusa branca debaixo da jaqueta, além de assimétrica o tecido tem uma textura diferente.

Aqui ela também faz a combinação PB, mas sobrepõe as partes de cima no mesmo tom de branco. Essas combinações improváveis também fazem parte do estilo das francesas.

E mais uma vez, um look com tênis, que eu gosto muito e quebra qualquer ar sério, deixando tudo mais cool.







O listrado tão característico das francesas faz boa vista no look básico e clarinho. Mais uma vez a modelagem é a estrela do look, a calça pantacourt aqui é menos ampla e o contraste com o listrado PB fica muito chic.

Esse básico fica mais bacana com o sapato chanel que ela está usando, de salto grosso, super confortável.

Coco Chanel usou muito listrado quando ainda era novinha, antes de construir seu império. Usava também calças em uma época em que as mulheres usavam espartilhos.








Já falei aqui, mas vou reforçar, a casualidade também é um dos quesitos do estilo francês, elas são despretensiosas, mas nunca descuidadas, as peças são usadas de um modo para você achar que nada foi pensado: Acordei e saí assim.



Além das roupas é importante notar que tudo o que compõe nossa imagem faz muita diferença. Seja o corte do cabelo, a cor, o tom do esmalte, se preferimos o cabelo liso ou crespo. Nada aqui é uma regra, mas uma direção sobre a imagem que as francesas passam em seu estilo.



Entende como as peças são básicas, o estilo é casual, mas os detalhes que fazem a grande diferença?

O guarda-roupa básico é base para qualquer estilo, já que os 7 estilos universais não sobrevivem sem as peças básicas.

Por isso sempre tenha em mente que um armário inteligente e conciso é a melhor coisa que você vai fazer para o seu estilo. Não precisa sair correndo e comprar uma boina ou um sapato no estilo tomboy. Use as peças que você tem e só compre aquilo que realmente fizer sentido para você, seu dia a dia e seu estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...