A procrastinação pode ser o maior empecilho para que você inicie um guarda roupa inteligente, funcional, minimalista.
Outro fator que te impede de começar esse armário são as crenças limitantes que alguns minimalistas julgam ser corretas e por esse motivo você acha que deve jogar todas as suas roupas fora e ficar com um número específicos de roupas a vida inteira.
Primeiro vamos eliminar essa crença, minimalismo não é sobre números e nunca foi, é sobre o que é essencial.
O armário inteligente tem esse nome porque reúne toda a inteligência necessária para fazer com que todas as suas peças combinem, e que você consiga produzir looks criativos que tenham realmente o seu estilo, o que considero primordial.
Bom, já que estamos falando no roteiro para que você consiga entender e definir o que é essencial para você, não esqueça de pegar papel e caneta, ou anotar no bloco de notas do seu celular para não esquecer nada.
O GUARDA ROUPA PERFEITO
O armário perfeito é aquele que atende as suas necessidades, tem seu estilo e cabe no seu bolso$$$. Rejeite tudo o que for contrário a isso.
Esqueça as imagens do Pinterest de armário minimalista, ele não funciona na maioria das vezes afinal temos estilo de vida diferentes, e você gosta de cores e estampas esse estilo de armário fica ainda mais longe da sua realidade.
ESTILO DE VIDA
Definir, ou melhor, entender como é seu estilo de vida vai fazer toda a diferença nessa jornada. Percebendo que você passa mais tempo no trabalho do que na academia, já te ajuda a entender que precisa de menos leggings do que roupas para o trabalho.
Separe em categorias e coloque prioridades de 1 a 5, sendo 1 prioridade máxima. Por exemplo:
- Trabalho - 1
- Academia - 2
- Praia - 4
- Cinema - 1
- Jantares formais - 5
- Eventos culturais - 3
- Shows - 4
- Barzinhos - 3
- Baladas - 5
Tendo essa prévia você já consegue identificar que trabalho e cinema são primordiais, e você vai precisar de mais roupas para trabalhar e ir ao cinema. Jantares e baladas são coisas menos importantes então não irá precisar de tantas peças com brilhos ou mais glamurosas para esses eventos que você não frequenta muito.
Entende como funciona? A regra é clara, se você não sai muito, não precisa comprar muitas roupas desse tipo, e não tem mal nenhum repetir roupa, tá. É super sustentável.
QUAIS PEÇAS EU PRECISO TER?
Depois de entender seu estilo de vida, é hora de colocar a mão na massa. Você já deve ter me visto falar várias vezes para não seguir fórmulas prontas do que você deve ter no ser armário. Então eu vou te dar um guia, para que você mesma consiga definir o que é essencial. Vamos lá.
Trabalha em lugares formais: O ideal aqui é manter camisas, calças de alfaiataria, blazers e sapatos de salto como os looks abaixo:
Então tenha em mente algumas peças como:
- Pantalona
- Calça reta de alfaiataria
- Blazer estruturado
- Camisas de tricoline, seda, viscose
- Modelagens mais retas e não ajustadas ao corpo
- Bolsas estruturadas de tamanho médio
- Clutches de tamanho médio
- Casacos estruturados de lã
- Vestido tubinho na altura do joelho
- Sapatos de salto médio
- Sapatilhas de bico fino (para a casual friday)
- Calça jeans com lavagem escura (para casual friday)
As cores: bege, nude, azul marinho, off-white, branco, marrom, camelo, preto e cinza
Trabalho informal: Você tem um pouco mais de liberdade, porém não deveria andar relaxada.
Prefira peças assim:
- Calça jeans com lavagem média
- Calça branca
- Pantacourt
- Saia midi
- Camisa jeans
- Camisa estampada
- Camiseta com estampa fun
- Maxi coletes com tecido leve
- Sapatilhas
- Tênis
- Botas
- Mochila de couro
- Vestido longo
As cores podem ser mais vibrantes como azul royal, verde bandeira, mas os brancos e pretos também são bem vindos, use as cores que você mais gostar.
Esse é um guia, você não precisa ter TODAS as peças que eu listei seja no trabalho formal ou informal. Se você prefere calça reta à pantalona, não tenha uma pantalona, é simples assim.
Opções para quem não usa calça jeans: Se essa não é sua vibe, não precisa manter um jeans, só porque alguém disse que é essencial. Você vai ficar olhando e olhando a calça e nunca vai usar, e é exatamente isso que queremos evitar.
Separei umas opções legais para você que não curte uma calça jeans.
- Saia plissada
- Calça de alfaiataria
- Macacão
- Vestido
- Saia de malha
- Calça preta de sarja
- Calça de moletom
- Saia longa lisa
- Saia longa estampada
- Saia midi
Lembra que você entendeu como era o seu estilo de vida um pouco antes, pois bem, agora você vai escolher as roupas que você gosta e vai usar. Esses exemplos são ricos e bem importantes para o início da sua jornada. Mas não são regras para você, como disse antes, é um guia que vai facilitar suas escolhas e decisões.
CONCLUSÃO:
As chances são que você já está pronta pra iniciar seu armário inteligente. Então agora é mão na massa.
Neste post eu dei os passos para que você consiga entender seu estilo de vida e iniciar sua jornada de forma assertiva. Também falei sobre os erros de ficar limitada às regras que alguns minimalistas impões. Eu estou aqui te oferecendo liberdade de escolha para usar todas as suas peças de uma maneira inteligente e com harmonia.
Agora é hora de parar de procrastinar e dar o primeiro passo para definir o que é de fato essencial para você.
Se você quiser se aprofundar mais nesse assunto e entender melhor todos os passos que vão te guiar a ter um armário que funcione, entre no meu grupo Armário VIP no Telegram.
É super simples e lá eu mostro conteúdos exclusivos que não falo em outros lugares. É só baixar o Telegram e clicar neste link: Quero participar do Armário VIP.
Um beijo e nos vemos lá!
Comentários
Postar um comentário