segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Organizando o guarda-roupas

Escrevi este post há um tempo atrás para o blog da querida Danny (www.souchiquebem.com). Estou postando hoje pois é um assunto que deveria ser seguido por todas nós. Enfim... podemos ao menos tentar.

Nem todas possuem o privilégio de ter um closet (dos sonhos) da Carrie de Sex And The City. Mas com vontade e organização é possível sim, deixar seu guarda-roupa transformado.

Toda mulher já passou por esta situação pelo menos uma vez na vida. Abrir o guarda-roupa e não achar nada para vestir mesmo carregado de roupas.
            Antes de tudo é preciso saber que ter um guarda-roupa cheio nem sempre é vantajoso quando a maioria delas não é mais usada há um certo tempo. Então o primeiro passo é fazer uma limpeza em tudo o que não se usa mais. Lembre-se: Escolha qualidade à quantidade.







É válido praticar o “desapego” pra ajudar na hora da organização:

  1. Doar as peças que não usa há um ano ou mais.  Fazendo isso você também ajuda quem precisa de uma peça, mas não tem condições de comprar.
  2. Se tem dúvida em algumas peças, deixe-as de lado por uma estação, não usou? Doe a peça.
  3. Engordou, ou emagreceu? Não deixe as peças que não te servem mais paradas esperando você voltar ao peso de antes. Compre roupas novas quando chegar na sua meta, faz um bem...
  4. Roupas rasgadas, furadas ou em má conservação, definitivamente não deveriam ocupar espaço em lugar nenhum.

Agora é só organizar as roupas, sapatos e acessórios úteis que sobreviveram...
Você pode separar por grupo, cor, tamanho, estação do ano, estilo. Em termos visuais o melhor é que as peças semelhantes fiquem em grupos e em cores, como todas as calças juntas, todas as camisas e assim por diante.
Observe se os cabides estão na mesma direção para otimizar o espaço e ficar em harmonia.
Os cabides também devem ser específicos para cada tipo de roupa. Para os blazer é necessário que o cabide tenha os cantos maiores e arredondados, se não tiver um use ombreiras destacáveis. Para as calças o uso de presilhas é altamente recomendado, se não for o seu caso, dobre as peças. Os vestidos juntamente com os casacos mais longos devem sempre ficar na parte mais alta do guarda-roupa, para que não amasse com facilidade.




As gavetas com colméias são ideais para colocar as lingeries e meias. As peças que não amassam muito como camisetas podem ser dobradas e colocadas em gavetas. Atenção para os tricôs que NÃO devem jamais ser pendurados em cabides, isso danifica a peça, uma vez que a fibra é elástica pode alongar e pega o formato do cabide.



Em uma gaveta separada ou em uma caixa bonita, guarde os lenços, echarpes e luvas. As bijuterias também podem ser colocadas dentro de caixinhas com colméias, desta forma as peças não se misturam e não ficam bagunçadas.




Cuidado com os sapatos e bolsas que não devem ocupar o mesmo espaço no guarda-roupa. Eles devem ficar separados para que o odor não fique em contato com as demais roupas e também por uma questão de higiene, já que são mais expostos à sujeira das ruas. As prateleiras ainda são a melhor solução, ficam melhores visualmente e mais organizados.



Para finalizar, coloque em pontos estratégicos sachês perfumados. Além de perfumar, sempre estará com cara de que acabou de ser arrumado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...