Escrevi este post há um tempo atrás para o blog da querida Danny (www.souchiquebem.com). Estou postando hoje pois é um assunto que deveria ser seguido por todas nós. Enfim... podemos ao menos tentar.
Nem todas possuem o privilégio de ter um closet (dos sonhos) da Carrie de Sex And The City. Mas com vontade e organização é possível sim, deixar seu guarda-roupa transformado.
Toda mulher já passou por esta situação pelo menos uma vez na vida. Abrir o guarda-roupa e não achar nada para vestir mesmo carregado de roupas.
Antes de tudo é preciso saber que ter um guarda-roupa cheio nem sempre é vantajoso quando a maioria delas não é mais usada há um certo tempo. Então o primeiro passo é fazer uma limpeza em tudo o que não se usa mais. Lembre-se: Escolha qualidade à quantidade.
É válido praticar o “desapego” pra ajudar na hora da organização:
- Doar as peças que não usa há um ano ou mais. Fazendo isso você também ajuda quem precisa de uma peça, mas não tem condições de comprar.
- Se tem dúvida em algumas peças, deixe-as de lado por uma estação, não usou? Doe a peça.
- Engordou, ou emagreceu? Não deixe as peças que não te servem mais paradas esperando você voltar ao peso de antes. Compre roupas novas quando chegar na sua meta, faz um bem...
- Roupas rasgadas, furadas ou em má conservação, definitivamente não deveriam ocupar espaço em lugar nenhum.
Agora é só organizar as roupas, sapatos e acessórios úteis que sobreviveram...
Você pode separar por grupo, cor, tamanho, estação do ano, estilo. Em termos visuais o melhor é que as peças semelhantes fiquem em grupos e em cores, como todas as calças juntas, todas as camisas e assim por diante.
Observe se os cabides estão na mesma direção para otimizar o espaço e ficar em harmonia.
Os cabides também devem ser específicos para cada tipo de roupa. Para os blazer é necessário que o cabide tenha os cantos maiores e arredondados, se não tiver um use ombreiras destacáveis. Para as calças o uso de presilhas é altamente recomendado, se não for o seu caso, dobre as peças. Os vestidos juntamente com os casacos mais longos devem sempre ficar na parte mais alta do guarda-roupa, para que não amasse com facilidade.
As gavetas com colméias são ideais para colocar as lingeries e meias. As peças que não amassam muito como camisetas podem ser dobradas e colocadas em gavetas. Atenção para os tricôs que NÃO devem jamais ser pendurados em cabides, isso danifica a peça, uma vez que a fibra é elástica pode alongar e pega o formato do cabide.
Em uma gaveta separada ou em uma caixa bonita, guarde os lenços, echarpes e luvas. As bijuterias também podem ser colocadas dentro de caixinhas com colméias, desta forma as peças não se misturam e não ficam bagunçadas.
Cuidado com os sapatos e bolsas que não devem ocupar o mesmo espaço no guarda-roupa. Eles devem ficar separados para que o odor não fique em contato com as demais roupas e também por uma questão de higiene, já que são mais expostos à sujeira das ruas. As prateleiras ainda são a melhor solução, ficam melhores visualmente e mais organizados.
Para finalizar, coloque em pontos estratégicos sachês perfumados. Além de perfumar, sempre estará com cara de que acabou de ser arrumado.
Comentários
Postar um comentário