quinta-feira, 13 de maio de 2021

Estampas no estilo atemporal

Há muito tempo eu venho querendo trazer esse tema super específico e dividir com vocês a minha visão sobre as estampas em um estilo atemporal. 


Eu não sou uma pessoa que usa estampas extravagantes, mas eu confesso que sou fã de alguns padrões, os clássicos, mais tradicionais, mas isso não quer dizer que eu deixei ou traí o meu estilo atemporal e eu posso dizer o porquê.


Eu vejo um montão de gente falando sobre usar um padrão quando falamos no estilo minimalista. A verdade é que esse pessoal apenas reduz um estilo de vida à cores, formas e quantidade de peças. E isso não é legal, isso aprisiona.


É MAIS FÁCIL COMPOR LOOKS ASSIM: NEUTROS E SEM ESTAMPAS


É claro que fica muito mais fácil se você usar somente cores neutras, peças básicas sem sair da zona de conforto. Imediatamente você tem peças que vão se combinar, você vai até reduzir o número de itens do seu guarda-roupa, mas e aí? Onde fica seu estilo, seu gosto pessoal, a sua identidade?

A real é que ninguém é feliz sendo quem não é, e isso não deveria te limitar a usar o que alguns dizem que é minimalista, ou é mais fácil de se vestir assim.

Se eu fizer agora uma pesquisa rápida em qualquer rede social (mesmo no Pinterest) o que eu vou encontrar sobre estilo atemporal é: Use cores neutras, deixe as estampas de lado, clássicos que não saem de moda e por aí vai.


Isso com certeza deve minar a confiança e o desejo de qualquer mulher que goste de moda e queira um estilo bacana, de procurar um estilo atemporal. Impor isso ou aquilo não é legal e você também poderia parar de tentar se encaixar em regras que não lhe cabem.



QUANDO É HORA DO DETOX


Se você prefere se abster um pouco de usar estampas e quer se concentrar em uma estética minimal, aí é outra coisa e o detox, a limpeza de cores e estampas se faz presente.

Mas isso também não quer dizer que nunca mais irá usar uma estampa de poá, por exemplo.

O que eu vejo o tempo todo, são mulheres que dizem amar estampas chamativas, cores exuberantes, mas que não conseguem se sentir bem vestidas. É difícil para essas mulheres perceberem que todo excesso esconde uma falta. Talvez você só esteja tentando dizer através da sua imagem que você é uma mulher descolada e ousada. Dá para comunicar isso de inúmeras formas, não é necessário sair com uma peça de cada cor ou tentar fazer um mix harmônico de estampas.


O simples ainda é um caminho seguro, e eu digo com toda a certeza que ele também não precisa ser básico e que o básico também não precisa ser se graça.

Me dói os ouvidos toda vez que alguém fala: Saia do básico, como se isso fosse um crime ou sinônimo de estilo sem graça.


Se precisar fazer um detox, tire as estampas que mais te incomodam e vá adequando ao seu estilo pessoal somente aquelas que você usaria por toda a vida. Sabe aquela estampa que você se sente linda? Deixe-a no seu armário.




MAS E AÍ, DÁ PRA USAR ESTAMPA? COMO?


Não é muito difícil inserir as estampas corretas no seu look atemporal, vamos lembrar rapidinho o que é uma peça atemporal? É aquela que para você nunca vai sair de moda.

Sendo assim fica muito mais fácil pensar em usar aquele listrado colorido que você acha lindo, mas se limitou a não usar porque isso ou aquilo.

É isso que eu vivo tentando explicar para quem quer ter um estilo atemporal, você não precisa se moldar a um estilo que não é seu, que não te pertence. O atemporal não deve e não pode ser um fator limitante na sua vida, com imposições ou regras prontas.


Então descubra suas estampas favoritas e vá ser feliz.

Eu penso da seguinte forma, se você ama oncinha e não se vê usando listras fininhas na cor marinho, use a sua oncinha, esqueça o listradinho só porque ele está listado no Pinterest como estampas minimalistas.


Outro fator é repensar a forma com que você vai inserir essas estampas no seu estilo e no seu dia a dia. As estampas marcam um look e por isso, talvez, muitas mulheres ainda tenham dificuldades em coordenar em mais de um forma de usá-las, principalmente se a estampa estiver na parte de baixo, como uma calça, saia ou short.

Uma saída que eu vejo é diminuir a quantidade de padrões de estampa e ter mais peças lisas.





ESTAMPAS NO VISUAL MAIS CLEAN?


Existem estampas miúdas, pequenas, médias, grandes e gigantes, o que vai determinar a sua caminhada é o seu gosto aliado ao seu estilo pessoal. Se você ama estampas grandes, mas quer dar um tempo nas cores, prefira as assimétricas e de uma cor, e se você quiser pode jogar uma cor mais vibrante na peça lisa.






Se optar pelas one pieces estampadas, escolha uma padronagem clássica de cor neutra, ou use tons neutros nos acessórios quando a estampa for vibrante.












PODE MIX DE ESTAMPAS?


Se alguém disse que não, está completamente enganado, e não tem essa de que a imagem vai ficar carregada não, tenho uma pasta inteirinha no Pinterest dedicada a isso.

É claro que podemos ponderar algumas coisas como cores e padronagens.


O mix de estampas clássicas são os mais fáceis de coordenar e deixar o look clean com pegada minimal.








A ideia mesmo de tudo isso foi te mostrar que dá sim para usar estampas com moderação, sem ficar deselegante, feia ou com ar de carnaval fora de hora. Agora é a sua vez de encontrar as estampas certas, as que te deixam bonita e atraente e usar sem medo de ser feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...