quinta-feira, 18 de junho de 2020

Saiba porque ter um armário inteligente



A questão não é porque ter, mas porque não ter um armário minimalista. A questão aqui do minimalismo, falo em todos os aspectos, de moda ao estilo de vida. Vamos entender os dois?



O minimalismo está na moda, mas o que isso realmente tem a ver com você e seu estilo de vida? Posso te listar aqui várias qualidades de ter um armário inteligente, mas isso realmente deve vir de você. Questione se para você faz sentido ser assim ou viver desta forma?



Tenho visto muita gente, muitos blogueiros e Youtubers falando sobre minimalismo como se fosse algo que você DEVA fazer, porque só assim você terá a felicidade plena e absoluta. Se você me conhece bem, sabe que eu não sou de ficar criticando o jeito que as pessoas vivem, eu penso que cada um vive do jeito que quer e como pode. E eu encaro o estilo de vida minimalista desta forma, adota esse estilo quem quer, quem se identifica com ele.



Nossa vida deve ser leve e o minimalismo não deve ser um peso pra você.



Eu me descobri minimalista depois de adulta, eu nunca fui uma pessoa de acumular peças, seguir tendências de moda, sempre gostei das linhas retas, modelagens sem fru fru, tecidos nobres e cores neutras como o branco, preto e o cinza. E por muito tempo me senti fora da caixinha por ser do mercado de moda e não adotar um estilo de vida Carrie Bradshaw.







Nessa correria pelo estilo minimalista, muita gente adotou o armário cápsula como estilo de vida e ainda sofre por não ter o que vestir todo dia, mesmo com o armário reduzido com um número determinado de peças. Isso é claramente não entender o porquê, não saber o propósito disso tudo.



Copiar ou se inspirar em alguém que adotou um armário com 33 peças, com cores neutras e modelagens clássicas só prova que você precisa entender o seu propósito nisso tudo e mais do que isso, você precisa fazer parte do processo. Agindo desta forma o seu problema não vai acabar, ele só vai intensificar, e aí entra naquele ciclo de reclamações infinitas sobre você, seu estilo, seu armário e sua vida.



Outro ponto que eu entendo é que a maioria das pessoas começa pelo final. Como assim? Começam de cara jogando tudo fora, achando que vão virar a chavinha do minimalismo de uma hora pra outra, o que não acontece, ter esse estilo de vida é uma constante. Você não vai virar minimalista de uma hora pra outra.

Eu sei porque eu já fui assim, depois de assistir o documentário Minimalist, eu achei que era hora de diminuir meu closet. Na época eu morava em uma casa e eu tinha um closet gigante, eu ainda guardava a maioria das camisas que eu havia feito na época que eu tinha uma loja, guardava alguns sapatos que eu não usava mais, que tinha salto e tals. E aí eu tive a brilhante ideia de me “livrar” de algumas coisas, a maioria das coisas. E eu tirei do meu closet, uma porrada de coisas, sem dó, só fui tirando porque eu não iria mais precisar daquilo tudo.



O grande problema de fazer isso é que você faz porque assistiu um documentário, ou porque outra pessoa fez também, é o que eu falei, sem fazer parte do processo. E aí eu me dei mal, tirei peças que eu realmente precisava, vendi um sapato que achava que não ia mais usar e fiquei não usei durante um tempão. Sim, me dei mal de verde, amarelo, azul e branco. Foi sofrido, tive que comprar peças que eu realmente precisava, ou seja, foi tudo em vão.



A partir daí eu entendi uma porrada de coisas e consegui montar um jeito de produzir um armário inteligente que funciona para os iniciantes no destralhe, ou mesmo pra quem quer renovar o armário sem deixar seu estilo de lado.



Por ser da moda, eu sempre tive a preocupação de não virar um padrão ambulante, de ficar parecida com todo mundo, e quando a gente se depara com o minimalismo, é quase que uma constante você ter que usar branco, preto e cinza. Mesmo no minimalismo, você pode e deve ser quem você quiser, usar as cores que você gostar, as peças de roupa que você acha melhor, ou que funcionam para você.



O minimalismo não é sobre números, mas sobre uma consciência no ato de consumir, vestir, usar e se desfazer de algo também. Pense nisso da próxima vez que alguém dizer que você deve ter x peças no seu armário durante tal estação.



Os benefícios de um armário inteligente são muitos, mas agora você precisa saber disso:



Você vai comprar peças com mais consciência:


Aquela ideia de comprar tudo o que é tendência só porque você acha que ter estilo é isso, vai acabar. No processo você vai entender que o seu estilo é muito mais importante do que qualquer outra coisa. Eu só compro aquilo que realmente eu gosto, estando na moda ou não. E para nós mulheres com estilo básico, isso fica muito mais fácil. Nossas peças base já são quase que atemporais, daí a necessidade de ficar comprando mais e mais, vai por água abaixo.

Independente do estilo que você tenha, o armário inteligente vai funcionar de algumas formas.







Você sempre vai ter o que usar


Quando você tiver toda essa consciência na hora de adquirir suas peças, as coisas vão começar a mudar. Você vai notar que o tempo que você leva para escolher uma roupa vai diminuir. Não vai mais ficar olhando e olhando pro seu armário e não achar nada para usar.

Parece coisa de louco, mas ao reduzir as peças no seu armário, você vai começar a entender e perceber que as peças que ficaram, são as que realmente você vai usar. Não que você vá ter um uniforme, essa não é a intenção de ter um armário inteligente, mas você não vai mais esquecer nenhuma peça de roupa porque simplesmente não vê aquela blusinha que estava enterrada em uma pilha de outras blusinhas. Entende a diferença?



Seu armário inteiro vai combinar


A multiplicação dos looks é quase um milagre, mas ao comprar com consciência você sabe exatamente qual peça combina com qual. Eu já falei em outro vídeo o método que eu tenho para comprar roupas, o segredo é sempre ir com a parte de cima ou de baixo que você mais usa e assim você vai saber que a peça nova que você comprar, vai combinar com as que você já tem.

Outra coisa legal é que você vai finalmente parar de usar aquele uniforme que você usa todos os dias por não saber quais peças você tem escondida no seu armário. E aí vai conseguir fazer várias combinações bacanas que você sempre quis.





Você vai poder ser você mesma


Sim, a maioria das pessoas que optam pelo armário inteligente acham que seu estilo vai ser reduzido à usar roupas de cores neutras e de alfaiataria, esse é um engano clássico. Fique tranquila que a ideia é te fazer agregar mais do seu estilo nas peças que você compra, nas peças que vão ficar no seu armário. E quando você se tornar quem você é de verdade, a sua confiança será inabalável, você não vai mais precisar se vestir de um personagem ou roubar looks de ninguém.





É desta forma que eu vejo a mulher pensando com sua própria cabeça, construindo uma relação boa com seu estilo, se vestindo bem, tendo prazer em escolher o look que vai usar durante o dia ou durante a noite. Essa independência é parte fundamental neste processo, você pode sim se inspirar, mas a ideia final sempre será sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...