terça-feira, 19 de novembro de 2019

Armário cápsula: O Guia descomplicado

Muito se fala sobre o minimalismo que é um estilo de vida em que MENOS é MAIS. Ou seja as pessoas costumam manter somente o essencial e quando digo essencial não é aquela bota vermelha de verniz que você jura que vai combinar com todo seu guarda roupa, mas nunca usou ainda. Os adeptos deste estilo de vida procuram viver com mais e liberdade.

Se estiver mais interessada neste estilo, esse documentário explica muito bem e faz a gente ver os bens com outros olhos.



Esse documentário pode ajudar muito quem não consegue desapegar daquela saia que comprou há 2 anos e nunca usou.
O termo armário cápsula vem da década de 70 com a estilista Susie Faux que criou um conceito de armário que fosse composto apenas por alguns itens considerados atemporais, essenciais e que fosse otimizado, ou seja, que as peças combinassem. Porém quem fez esse estilo ficar conhecido e famoso foi a blogueira Caroline Joy. A verdade é que podemos levantar as mãos pro céu, por termos esse conhecimento e podermos aplicá-lo no nosso dia a dia e otimizar nosso tempo pelas manhãs, certo?
Tão ruim quanto ter um armário lotado de peças é não saber qual peça combina com o que. Deve ser uma das piores decepções da mulher moderna, ver seu tempo e dinheiro se esvaindo em forma de peças que não se casam entre si e só deixam o armário entulhado. Eu já fui assim e é desesperador.


Você está sem espaço no quarto para colocar um armário? Que tal fazer uma arara de roupas com uma parede cinza no fundo?


O QUE É O ARMÁRIO CÁPSULA?

Basicamente essa ideia consiste em ter um número específicos de peças no seu armário, que combinam entre si e sejam essenciais. Tem vários tipos de armário cápsula que funcionam pra mulheres diferentes.


Compras por temporada:

Aqui a mulher se programa por temporada, ou estação do ano. A escolha das peças é feita pela ocasião da estação. No inverno você opta por exemplo por um único casaco preto, ou por uma calça de lã. Ideal para mulheres que estão no início da etapa de otimizar o armário e desapegar de tudo o que é novo e tendência.


Compras anuais:

Essa ideia funciona para mulheres que já dominam seu estilo próprio e queiram realmente um estilo de visa mais minimalista, sem tantas peças no armário. Aqui a ideia é fazer compras uma única vez no ano e usar mais as peças que já tem, a compra aqui tem apenas o papel de complementar o que está faltando. Normalmente esta mulher já tem um estilo definido que não sofre grandes alterações com as tendências de moda.


Aprenda a Plantar Um Pé De Limão Em Um Copo, Sua Casa Ficará Muito Cheirosa - GosteiSalvei


Quantas peças?

Definir um número fixo de peças que irá compor seu armário também faz parte do processo. Aqui não há um certo e errado, como eu sempre digo as mulheres são diferentes, tem estilo de vida diferentes então cada armário cápsula, também vai ser diferente. Eu sugiro começar com um número aproximado de 30 peças e compras por temporada. Encontrar e definir um estilo leva tempo, mais um motivo para você não sair gastando todo seu dinheiro em peças que não tem nada a ver com você.



COMO DESAPEGAR?

Nunca disse que seria fácil, mas impossível não é.
Nossas vidas mudam muito com o passar do tempo e nosso estilo também, não somos mais as mesmas de anos atrás e por vezes nem trabalhamos mais no mesmo lugar, então porque nosso armário deveria estar cheio de peças antigas?
Eu curto muito peças com bom caimento, tecido de qualidade e estilo atemporal, então eu tenho peças com mais de 10 (PASMEM) anos no meu armário. Mas eu sempre faço doações (ou vendo no meu brechó online) peças que eu não usei em um ano. E cá pra nós, o que a gente gosta, a gente usa até acabar, se não está usando, desapega já.
Primeiro tire todas as peças que você não usa mais do armário e faça uma pilha. Na outra pilha coloque as peças que você usou apenas uma vez no último ano e na última pilha de roupas, tire o que você não gosta ou não quer mais usar por qualquer motivo da face da Terra.
Depois vá organizando as que sobraram e veja se bate com o número de peças que você tem no seu armário. Aí fica mais fácil encaixar outras peças que vão compor o seu novo armário.



QUE PEÇAS EU PRECISO TER?

A importancia de desentulhar e esvaziar seu guarda-roupas de vez em quando é enorme e você pode não perceber. Não é só por causa do desapego. Muitas vezes você "não sabe o que vestir" porque tem muita roupa por lá que está parada e tira toda a clareza de saber o que é seu estilo e o que não é. #roupa #cores #consultoria #hojevouassimoff #look

Essa é uma das perguntas que não tem resposta, por N motivos. Cada pessoa é única e tem necessidades diferentes. Sempre dou esse exemplo aqui, mas a mulher que é publicitária tem um armário diferente da advogada. Isso estamos falando de trabalho, do mercado profissional. A publicitária tende a usar mais tênis e looks mais descontraídos, do que a advogada que precisa ir ao tribunal defender seu cliente.
Então o que podemos fazer é separar as peças que você mais usa e focar nisso. Não adianta eu falar que você precisa de uma camisa branca, uma calça jeans cintura alta e um scarpin se essas peças não tem nada a ver com a sua rotina de trabalho, ok?


Comece devagar no seu tempo, de peito aberto e consciência tranquila. Lembre-se que um armário otimizado será sempre melhor do que um armário entulhado de peças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...